Início > Notícias

 

 

Concluída a Implementação da Telegestão

2018-10-10

 

Decorreu no passado dia 1 de outubro a inauguração da Terceira Fase da Telegestão, no Centro de Supervisão, situado nas instalações dos SIMAR em Sete Casas, Loures.

 

O ato foi presidido pelo Presidente do Conselho de Administração dos SIMAR, Bernardino Soares, acompanhado pelos Vogais do Conselho de Administração, Mónica Vilarinho e Paulo Piteira e pelo Diretor Delegado, Rui Abreu. A cerimónia contou, também, com a presença de Vereadores e de representantes das Juntas e Uniões de Freguesia dos Concelhos de Loures e Odivelas, Diretores de Departamento e Chefes de Divisão, técnicos da Divisão de Exploração de Redes de Águas, representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho e da Comissão de Trabalhadores, para além de representantes dos sindicatos STAL e SINTAP.

 

A Sra. Administradora Mónica Vilarinho deu início à cerimónia, simbolicamente assinalada no Dia Nacional da Água, destacando a importância desta tecnologia na gestão do abastecimento público de água, nomeadamente o facto de ter sido realizada com meios próprios e os benefícios que irá trazer aos munícipes.

 

A explicação mais técnica ficou a cargo do Eng.º Pedro Martins, tendo seguidamente o Sr. Presidente dos SIMAR, Bernardino Soares, encerrado a sessão referindo a importância deste sistema na fiabilidade do abastecimento de água aos munícipes, destacando a sua relevância no combate ao desperdício, na redução e otimização dos consumos energéticos e dos custos de exploração, bem como o facto de ser uma ferramenta essencial na decisão sobre investimento, permitindo atuar com precisão, minimizando os custos operacionais e reduzir o tempo de interrupção do fornecimento.

 

A implementação deste sistema foi realizada em três fases, com início em 2006, permitindo agora, com a conclusão da III Fase, que os cerca de 1200 quilómetros de rede sejam monitorizados remotamente durante 24 horas por dia no centro de supervisão, onde são recolhidos dados disponibilizados em tempo real.

 

O investimento de 2,3 milhões de euros, realizado nas três fases de implementação, visa o reforço da qualidade do serviço prestado às populações dos Concelhos de Loures e Odivelas.

 

Veja aqui algumas fotografias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

selos
Mapa do Site
Perguntas Frequentes