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Entrega do Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade

2019-10-08

 

 

No dia 3 de outubro, pelas 15h00, os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas receberam o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2015, pelo prestigiado organismo de certificação APCER.

 

A cerimónia decorreu no Palácio Marqueses da Praia e Monforte em Loures, e contou com a presença do Presidente dos SIMAR, Bernardino Soares e do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, bem como dos vogais do Conselho de Administração Paulo Piteira e Mónica Vilarinho, Vereação dos dois Municípios e Dirigentes dos SIMAR, entre outros convidados.

 

A sessão foi aberta com uma intervenção do Diretor Delegado, Rui Abreu, que após os cumprimentos iniciais referiu: “assinalamos hoje mais um marco importante no percurso dos SIMAR – a certificação do seu sistema de gestão da qualidade. Quando decidimos avançar com este projeto, tínhamos em mente dois propósitos fundamentais: melhorar a organização e, consequentemente, melhorar o seu desempenho. “

 

A implantação do sistema de gestão de qualidade veio permitir, definir objetivos da qualidade e indicadores que os monitorizam, planificar e registar ações, efetuar análise de contexto, riscos e oportunidades, entre outros, sendo que os seus reais benefícios se centram essencialmente no aumento da satisfação dos clientes, no caso dos SIMAR dos utentes e da comunidade em geral, na melhoria da transversalidade de atuação e da comunicação, traduzindo-se em ganhos consideráveis de eficiência e eficácia.

 

O Diretor Delegado acrescentou ainda: “a certificação do sistema da qualidade é o reconhecimento do cumprimento da norma ISO 9001:2015 e da nossa capacidade para cumprir, de forma sistemática, os requisitos com que nos comprometemos. Estamos cientes de que sempre prestámos um serviço de qualidade, tão exigentemente acompanhado pelo regulador ERSAR, que nos atribuiu, nos últimos tempos, duas menções honrosas – o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano 2018 e o Selo de Qualidade na Gestão de Resíduos Urbanos 2018, qualidade essa também confirmada pelo retorno de informação dos nossos clientes e utentes, como nos confirma um recente estudo de avaliação da sua satisfação”.

 

No final da sua intervenção referiu que este novo estatuto – de entidade certificada – encoraja a continuar o caminho de fazer sempre mais e melhor, rumo à excelência sem esquecer da necessidade de dar continuidade ao trabalho empreendido.

 

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, proferiu que “Ao assumirmos este voto de confiança, assumimos também um compromisso com aquilo que é a nossa missão, servir mais e servir melhor os nossos munícipes. Esta certificação é um justo reconhecimento do que é hoje o papel dos SIMAR, que servem 370 mil munícipes dos dois concelhos representando, mais do que 173.000 clientes.”

 

Seguidamente, após a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da APCER “Associação Portuguesa de Certificação”, Caldeira dos Santos, foi entregue o certificado e respetiva bandeira, que simboliza o reconhecimento dos SIMAR enquanto entidade certificada.

 

Por último, o Sr. Presidente dos SIMAR, Bernardino Soares, mencionou que tem vindo a ser efetuado um enorme investimento nas várias áreas de atuação, nomeadamente na renovação das redes de abastecimento de água, nos equipamentos e viaturas de recolha de resíduos assim como na admissão de pessoal para reforço no atendimento ao público e áreas operacionais. Referiu ainda que “esta certificação não é um prémio, mas sim uma responsabilidade e uma base de partida para uma melhoria cada vez maior, sendo os SIMAR um exemplo de instituição pública de qualidade para outros municípios.”

 

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